domingo, 6 de janeiro de 2013

Treze estreia bem e vence o Paraíba na reabertura do Presidente Vargas

Com gol de mão do meia Birungueta e outro do atacante Tiago Chulapa, o Galo faz 2 a 0 e coroa o retorno do PV às partidas oficiais do Paraibano.

 

A torcida do Treze fez a sua parte e praticamente lotou o Presidente Vargas na reabertura do estádio na tarde deste domingo. Com um gol de mão do meia Birungueta e outro do atacante Tiago Chulapa, ambos no segundo tempo, o Galo venceu o Paraíba por 2 a 0 e saiu na frente na briga pelo título do Campeonato Paraibano.
Treze 2 x 0 Paraíba, no Estádio Presidente Vargas (Campeonato Paraibano 2013) (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)Tiago Chulapa finaliza e o goleiro Bel, um dos destaques da partida, defende com o pé direito

Dominando praticamente todo o jogo, o Alvinegro encontrou uma barreira no gol do Paraíba na primeira etapa. O goleiro Bel fechou a meta nos primeiros 45 minutos e livrou o Tricolor de uma goleada. Mas na segunda etapa não teve jeito. O Treze transformou o domínio em gols e saiu de campo com os três pontos.
Ao final do jogo, um dos destaques da partida, o meia Birungueta, admitiu ter desviado um cruzamento com a mão aos oito minutos do segundo tempo. Mas a arbitragem não viu e o Galo abriu o placar. Os jogadores do Paraíba saíram na bronca.
Na próxima rodada, o Treze vai até Itaporanga, enfrentar o Cruzeiro. A partida acontece às 15h15 da próxima quarta-feira, no Estádio Zezão. Já o Paraíba joga em casa, na quinta-feira, contra o CSP. O Tricolor recebe o Tigre de João Pessoa às 20h30 no Estádio Perpetão.
 
Treze domina mas é parado pelo goleiro Bel
O Galo fez valer o mando de campo e apoio da torcida e dominou a partida em praticamente todo o primeiro tempo. E se o Paraíba não terminou a primeira etapa em desvantagem no placar, muito se deveu à atuação do goleiro Bel, que fez pelo menos três defesas difíceis. E outras duas tentativas do Treze ainda explodiram nas traves tricolores.
A primeira boa chegada do Galo ao ataque aconteceu aos oito minutos, quando o goleiro do Paraíba já começou a se destacar. Em duas finalizações, primeiro com Tiago Chulapa, depois com Daniel Costa, Bel salvou o Tricolor. E no minuto seguinte, mais duas importantes intervenções do arqueiro. Depois de ser driblado por Manu, Bel se recuperou e desviou a bola. O atacante trezeano se reequilibrou e finalizou mais uma vez, mas de novo Bel salvou o time de Cajazeiras.

Treze 2 x 0 Paraíba, no Estádio Presidente Vargas (Campeonato Paraibano 2013) (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba) 
O lateral Jônatas é seguido de perto pela marcação do Paraíba 

Aos 11, em mais uma tentativa de Manu, Bel defendeu novamente, e ganhou mais um ponto no seu duelo particular contra o atacante alvinegro.
Na segunda metade do primeiro tempo, a trave passou a ser, também, a salvação do Paraíba. Aos 32 minutos, Rick cruzou e Mazinho cabeceou forte no poste do goleiro Bel, assustando o time tricolor. Quatro minutos mais tarde, bomba de Vitor Hugo no travessão. Sufoco do Treze.
A essa altura, quem se destacava na partida era o meia do Treze, Birungueta, que participava de praticamente todas as jogadas de ataque do Galo. Aos 42 e aos 45, o camisa 11 forçou Bel a fazer mais duas defesas salvadoras. O Paraíba só chegou ao ataque aos 44, quando Jorginho fez boa jogada pela esquerda e bateu para o gol, para uma defesa em dois tempos do goleiro Beto.
Mas o placar seguiu inalterado e os dois times desceram para os vestiários sem marcar.
 
Birungueta confirma boa atuação e usa a mão para abrir o caminho da vitória
Tentando mudar o panorama da partida, o técnico Edson Ferreira voltou para o segundo tempo com duas alterações no Paraíba. Entraram Frank e Hebert nos lugares dos experientes Téo e Kel. O técnico Sérgio Cosme não mexeu no Treze.
Birungueta (do Treze) recebe forte marcação do Paraíba (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba) 
Principal armador do Treze, Birungueta recebe forte
marcação por parte dos defensores do Paraíba

Mas as mexidas do Tricolor não surtiram efeito. O Galo voltou mandando no jogo e aos seis minutos, pela terceira vez a trave salvou o Paraíba. Em finalização de Daniel Costa, a bola carimbou a trave de Bel. Aos sete, Birungueta, o nome do Treze no jogo até então, balançou as redes e levantou a torcida, mas a arbitragem marcou impedimento.
Aos oito, saiu o lance mais polêmico da partida. Depois de receber cruzamento de Manu, Birungueta desviou a bola com a mão e tocou para o fundo das redes do Paraíba. A arbitragem validou o gol. Era o primeiro gol do Campeonato Paraibano 2013 e o primeiro do meia de 18 anos como profissional. Treze 1 a 0.
Depois de abrir o placar, o Treze freou seu ímpeto ao ataque e o Paraíba tentou se aproveitar, mas não conseguiua articular as jogadas de ataque, com o centroavante Danúbio sendo flagrado repetidas vezes em posição de impedimento.
O jogo só voltou a ter real emoção aos 39 minutos, quando Tiago Chulapa recebeu cruzamento de Mazinho, dominou e, com calma, tocou no canto de Bel para ampliar. Treze 2, Paraíba 0.
Daí para frente, foi só administrar o placar e esperar o apito final. O Treze estreou bem e largou na frente na briga pelo título. O Paraíba, agora, precisa tentar se recuperar jogando em casa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário