terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Em busca da América

 Flu encara 4ª libertadores em seis anos, nega obsessão e mira 1º título internacional.
 
 

 
  Fluminense disputará a 4ª Libertadores em seis anos e busca 1º titulo internacional
Fluminense disputará a 4ª Libertadores em seis anos e busca 1º titulo internacional

A participação na edição de 2013 da Libertadores torna o Fluminense um dos clubes que mais disputou a competição desde 2008. Ao lado do Tricolor, que fará sua quarta aparição neste período de seis anos, estão apenas São Paulo e Corinthians. O fato de ser o único do trio sem um título internacional, no entanto, não torna o torneio uma obsessão do time das Laranjeiras.
O clube busca uma visão mais sóbria para não sofrer do mesmo problema vivido durante anos pelo Corinthians e superado pela equipe paulista com a conquista da Libertadores deste ano. Muitas vezes favorito, como em 2006, o time do Parque São Jorge tropeçou na pressão por resultados. O título veio apenas depois de 11 participações.
 Não trabalhamos com obsessão, mas sim com objetivos. A nossa maior meta hoje é nos tornarmos mais fortes como clube. Como nós conquistamos o Brasileirão, a torcida e a imprensa lembram desse ponto importante, que é a Libertadores, mas não existe qualquer obsessão”, disse o presidente Peter Siemsem à Rádio Tupi.
Com presença mais constante nos últimos anos, o Fluminense tem tudo para se juntar a um grupo seleto de clubes brasileiros na competição continental. Depois da edição de 2013, o Tricolor será a décima equipe nacional que mais vezes terá disputado a Libertadores, com seis copas no currículo. Todos os nove times do Brasil que percorreram as Américas pelo torneio em mais oportunidades conquistaram a taça ao menos uma vez.
A grande parte destes clubes, por sinal, conquistaram seus títulos até a sexta Libertadores. Apenas Palmeiras e Corinthians demoraram mais, chegando ao topo do pódio na nona e na décima participação, respectivamente. O Flamengo foi campeão em sua primeira aparição, em 1981, o Vasco em sua quinta, em 1998. Já o Botafogo, fora do grupo, com três, nunca levantou o caneco mais desejado das Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário